Tempo de gestação nas diferentes espécies

11/05/2012 11:22

A palavra gestação originou-se do latim gestatione, que segundo o Dicionário Aurélio, refere-se ao "tempo de desenvolvimento do embrião no útero, desde a concepção até o nascimento". Portanto, se analisarmos pela ótica biológica, veremos que este conceito deve ser somente aplicado, para os animais que apresentam útero, como parte integrante de seu sistema reprodutor, ou seja, os mamíferos.

Porém, a palavra é intensamente utilizada, de forma errônea, para descrever o processo de geração de indivíduos, de grupos completamente diferentes, como por exemplo, os répteis, as aves e até mesmo os invertebrados.


Mas qual é a forma correta, para denominar o processo nestes grupos? Bom, quando se tratar de répteis (determinadas ordens, como a das tartarugas, crocodilos e serpentes), aves e certos anfíbios (cobras-cega, por exemplo), o termo adequado é a incubação. Neste processo, a fêmea (geralmente) se posiciona sobre os ovos, para que estes se mantenham aquecidos, e não percam sua temperatura ideal durante a fase.

No caso dos invertebrados, se utiliza o termo desenvolvimento. Quando estudamos o grupo dos insetos, devemos lembrar que o "desenvolvimento" é dividido em dois períodos: o período embrionário (desenvolvimento no interior do ovo) e o período pós-embrionário (onde o individuo se desenvolve, passando por fases de larva ou ninfa, até chegar a adulta). Em outros invertebrados, não ocorre o estádio de ninfa, pois é exclusivo dos insetos.

Como acabamos de ver as formas corretas para tratar o processo, nos diferentes grupos animais, veremos agora, alguns representantes (exóticos e nacionais) e seus particulares períodos de desenvolvimento. É importante dizer, que estes períodos, poderão variar de acordo com a espécie e das condições ambientais do habitat em questão.

 

 

Luccas Longo 

Biólogo e Professor 

Especialista em Bioecologia e Conservação - UNIMEP 

Mestrado em Recursos Florestais - ESALQ/U