7 Erros a evitar quando se treina um cão

02/03/2012 15:33

 

Aos olhos do dono, quando o treino do cão não está a correr como esperava, a culpa é do cão que se recusa a aprender, mas na verdade, a maior parte dos erros que surgem no treino de um cão são erros humanos. 
 
O treino de um cão é fundamental para que o animal se desenvolva de forma equilibrada. Existem sempre alguns contratempos que nos podem desviar do caminho certo quando se treina um cão. Estes são os erros mais comuns dos donos:
 
1 - Expectativas demasiado altas
Quando observa outros animais e vê a facilidade com que obedecem aos comandos dos donos, é normal pensar que será fácil e rápido fazer com que o cão venha sempre quando é chamado ou que não ataque a bola de futebol dos vizinhos. Apesar de os cães serem muito inteligentes, nem todos os cães têm a mesma predisposição para obedecer ao dono. Alguns cães, são por isso mais difíceis de treinar. Os cachorros, por exemplo, necessitam de tempo para assimilar os comandos ou mesmo para conseguirem controlar a bexiga e não fazerem as necessidades em casa. Os cães dominantes necessitam de mais persistência por parte do dono e os mais distraídos de alguma imaginação.
 
2 - Deixar-se dominar
Não ter expectativas demasiado altas, não significa que o cão deve poder fazer tudo aquilo que quer, uma vez que eventualmente acabará por aprender os comandos. Os donos devem acima de tudo afirmarem-se como líderes da casa. Os cães são animais de matilha e deixá-los assumir o papel de líder é tão prejudicial como educá-lo à base de castigos. O cão que assume o papel de líder terá dificuldade em fazer com que o dono cumpra as suas ordens e estará constantemente a forçar o dono a obedecer-lhe. Os mimos são recompensas que devem ser incorporados no treino, mas o cão deve fazer por merecer essas recompensas.
 
3 - Perder a paciência
Gritar e esbracejar não vai fazer com que o cão aprenda. Ao descontrolar-se está a deixar o cão confuso e nervoso e a prejudicar a relação de confiança que deve existir entre o cão e o dono. Diga sempre ao cão aquilo que quer que ele faça: "senta" é um óptimo comando para fazer com que o cão acalme ou pare. 
 
Quando inicia o treino de um animal, tem de se consciencializar de que haverá alturas de perder a cabeça, mas deve fazer consigo próprio o compromisso de nunca se descontrolar. Sempre que se sentir frustrado com o cão, faça um esforço por se acalmar para não prejudicar o trabalho que fez com o animal até essa altura. As atitudes que tem com o cão reflectem-se na forma como ele interage consigo: bater no animal apenas ensina o cão a reagir com agressividade quando não gosta de alguma acção feita pelo dono ou pode até desencadear a agressividade com base no medo.
 
4 - Ignorar maus comportamentos
Roer, saltar ou ladrar para ter atenção e rosnar não são fases do comportamento canino e não devem ser ignorados. Muitos donos castigam o cão por estar fazer algo de errado, mas ficam-se por aí. Dizer ao cão o que não deve fazer, não chega, deve-lhe ensinar o que deveriam fazer em vez disso. Quando um cão está a roer um sapato, deve-lhe dizer “Não” e depois oferecer um dos brinquedos dele, próprios para roer. De seguida, recompense o cão com palavras meigas se ele aceitar o brinquedo oferecido. O mesmo acontece quando faz as necessidades fora do sítio. Deve apanhar o cão no acto pegar nele e levá-lo para o sítio correcto. Assim que terminar, não o leve ao local onde esteve e não lhe bata. Isto apenas leva a que o cão passe a esconder as próprias necessidades, fazendo em sítios recônditos ou comendo-as. Se conseguir levar o cachorro para o local correcto, recompense-o assim que ele acabar. O cachorro vai passar a associar recompensas com necessidades no sítio certo.
 
5 - Falta de consistência
A consistência é a chave de qualquer treino. Não abra excepções nem altere as regras a meio do jogo. Um comando corresponde a uma acção e uma acção deve corresponder apenas a um comando. Se o cão não obedece ao comando, não recompense, mas recompense sempre que o cão o fizer. As recompensas devem ser dadas na altura exacta, o cão associa sempre a recompensa à ultima acção que ele desempenha. Se chamar o cão e ele vier, recompense-o. Se ele vier e saltar para cima de si, não o recompense. O mesmo se aplica a reprimendas. Se o cão fizer uma asneira, deve-lhe dizer “Não” se o apanhar em flagrante. Se o apanha em flagrante e o chama para o castigar, está a castigar o facto de ele ter respondido correctamente ao chamamento.
 
6 - Focar-se apenas no treino
O cão necessita de algo mais para além do treino. A melhor forma de treinar o cão é incorporar o treino nas brincadeiras. O exercício é fundamental para que o cão se mantenha saudável. Deve estar atento a todos os aspectos da vida do animal para que o treino possa ter bons resultados. Um erro comum é terminar os passeios assim que os cães faz as suas necessidades. A recompensa que os donos dá ao cão por fazer as necessidades fora de casa é acabar o passeio, ou seja, castigar o animal, em vez de o recompensar. O cão passa assim a adiar o momento em que alivia a bexiga para poder ficar mais tempo no exterior. Os passeios não devem ser apenas para fazer as necessidades. Se o cão demonstra um bom comportamento ao fazer as necessidades fora de casa, recompense-o, retomando o passeio. 
 
7 - Desistir
Todos os cães podem ser ensinados, independentemente da idade. O treino ajuda a reforçar a relação entre o cão e o dono, uma vez que permite melhorar a comunicação entre os dois. Não se fique pelo "Senta" ou "Deita". O potencial dos cães é muito maior e se tiver paciência e mantiver a consistência no treino vai ficar surpreendido com tudo aquilo que o cão pode aprender.,