Cuidados com o cão nas férias

11/05/2012 10:51

Quando as férias chegam ao fim, quem viajou levando o animal de estimação deve observar alguns cuidados na volta para casa.

Aqueles que foram para o litoral, não devem esquecer de administrar um medicamento para prevenir o "verme do coração" (dirofilariose) em seus cães. Lembre-se que a doença é causada pela picada de mosquitos, assim, mesmo que você não tenha deixado seu cão ir à praia, ele pode ter sido infectado. O medicamento só pode ser indicado e comprado com receita veterinária.

Se você foi para o sítio ou fazenda, seu amigão pode trazer companhia: carrapatos e bernes. Se os carrapatos aparecerem, uma boa tosa e um banho carrapaticida (de preferência em um pet shop) ajudarão. Carrapatos são transmissores de doenças como Babesiose e Erlichiose. Nem todo o carrapato está infectado, mas se você notar seu animal apático, sem apetite e sonolento, após uma infestação por carrapatos, procure o veterinário.

Os bernes (larvas de moscas) devem ser retirados pelo veterinário. Para detectar a presença de um berne, basta observar um pequeno orifício na pele do animal e coceira insistente na região. Os bernes podem aparecer em qualquer local do corpo, mesmo entre os dedos, orelhas, etc.. São locais sensíveis, deixe para o veterinário a remoção das larvas.

Ao chegar em casa, após um período prolongado de ausência, os donos podem ter uma surpresa desagradável... as pulgas. Ovos de pulgas podem ser viáveis por um longo período e começarem a eclodir na época do calor e chuvas. De repente, a casa fica invadida pelas pulgas, cujos ovos estavam "adormecidos" entre os tacos, tapetes ou carpete... Se isso acontecer, e a quantidade de pulgas for grande, recorra à dedetização em duas etapas, com intervalo de 15 dias. Use também um antipulgas de ação prolongada em seu animal.

Não esqueça de dar vermífugo para o seu amigão. Ele passeou, lambeu e cheirou muitas coisas diferentes, até aquelas que você nem viu. O veterinário poderá prescrever um vermífugo adequado.

Observe também os ouvidos do seu animal. A presença de cera em excesso, cheiro desagradável, vermelhidão ou coceira, podem indicarotite. Consulte o veterinário para tratar corretamente.

 

Silvia C. Parisi

médica veterinária - (CRMV SP 5532)